São 14 vagas distribuídas nas especializações vinculadas à Universidade Aberta do Brasil

O Liberal
Uepa abre vagas para tutor presencial em nove municípios (Fernanda Martins/Ascom Uepa)

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu Processo Seletivo Simplificado para bolsista de tutoria presencial nos cursos de especialização vinculados à Universidade Aberta do Brasil (UAB). No total, são 14 vagas distribuídas nos cursos de especialização em: Educação a Distância; Matemática para o Ensino Médio; e Sociologia para o Ensino Médio. As inscrições vão até o dia 21 de novembro, são gratuitas e devem ser feitas pelo link disponibilizado para o processo.

As vagas ofertadas são destinadas aos municípios de Altamira, Barcarena, Breves, Bujaru, Conceição do Araguaia, Dom Eliseu, Marabá, Moju e Redenção. Os candidatos selecionados receberão bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), pelo período em que permanecerem no projeto, no valor de R$ 765 mensais. O contrato tem duração de dois anos, prorrogável por mais dois, de acordo com as necessidades da Instituição.

Os interessados em participar devem atender os seguintes requisitos: possuir licenciatura no curso ao qual estará concorrendo à vaga ou em outros cursos de Licenciatura na área de educação, com diploma expedido por Instituição de Ensino Superior; ter experiência mínima de um ano no magistério do Ensino Básico ou Superior, comprovado por meio de documento que ateste essa experiência; residir no município sede do polo e ter disponibilidade para cumprir carga horária de 20 horas semanais, de forma que 8 horas sejam alocadas nos dias dos encontros presenciais, nos polos UAB de lotação, com declaração do próprio candidato de que atende a esse requisito e que não recebe qualquer outra bolsa de fomento governamental paga pela Capes ou pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O processo seletivo será executado em três fases, iniciando pela solicitação de inscrição, homologação de inscrição (análise de atendimento aos requisitos mínimos) e análise e avaliação da formação em pós-graduação, experiência profissional e qualificação profissional, de caráter classificatório.

O resultado provisório da homologação das inscrições sairá no dia 28 de novembro. Os dias 29 e 30 serão destinados à interposição de recursos do resultado. O resultado da interposição e o resultado definitivo da homologação das inscrições será publicado dia 6 de dezembro. A divulgação do resultado provisório da análise dos currículos será feita em 12 de dezembro, com interposição de recursos abertas nos dias 13 e 14. No dia 21/12 sairá o resultado da interposição, da análise de currículos e o resultado final da seleção (com informações da Ascom Uepa).