Centro comercial de Belém também funciona neste dia

O Liberal

Em alusão ao feriado nacional do Dia da Proclamação da República, nesta quinta-feira (15), vários estabelecimentos e órgãos públicos alterarão seus horários e esquemas de funcionamento na tentativa de equilibrar os direitos de seus funcionários e a demanda pelos seus serviços.

A Prefeitura de Belém informou em nota que instituiu ponto facultativo para a próxima sexta-feira, dia 16. Porém, tal determinação afetará somente às secretarias, coordenadorias e repartições públicas, enquanto que os serviços essenciais para a população, como Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais, ações de policiamento e serviços de fiscalização; continuarão funcionando em regime de plantão.

Segundo o Sindilojas, sindicato responsável pela categoria de todos os comerciantes da região metropolitana, no dia do feriado, as lojas de bairro funcionarão das 8h às 18h, enquanto que o Centro Comercial de Belém funcionará das 9h às 18h. É importante ressaltar que as aberturas de tais estabelecimentos, apesar de recomendadas, ficam a critério de seus gerentes.

Seguindo recomendação do Sindilojas, os shoppings Pátio Belém e Boulevard abrirão suas lojas às 11h e fecharão às 21h. A administração do Parque Shopping decidiu extender o funcionamento de suas lojas em uma hora em relação ao recomendado pelo Sindilojas, assim, essas funcionarão até as 22h. As praças de alimentação destes complexos seguirão esquema similar, abrindo às 11h e fechando às 22h. Os restaurantes localizados no Shopping Boulevard também abrirão às 11h, mas fecharão somente à meia-noite. A academia Smartfit localizada no Shopping Pátio Belém abrirá às 9h e fechará às 15h.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Pará, responsável pela negociação entre os trabalhadores bancários e as empresas do ramo, afirmou que, no dia 15, não haverá expediente em nenhuma agência bancária de nenhum banco. Porém, o atendimento às operações bancárias básicas permanecerá ativo através dos caixas eletrônicos. Já na sexta-feira, dia 16, o expediente dos funcionários bancários será normal.

De acordo com a Associação Paraense de Supermercados, o funcionamento das unidades das empresas do ramo funcionarão de acordo com as administrações de cada companhia, ficando totalmente ao critério dessas a normalidade, alteração ou cancelamento dos expedientes do dia 15.O Parque Estadual do Utinga, o Mangal das Garças e a Estação das Docas funcionarão, durante todo o final de semana, das 6h às 17h, das 9h às 18h e das 10h às 20h, respectivamente.